Palestrantes Confirmados

MESA 1 - Segunda-feira, 19 de Setembro, 08:30
TEMA: A QUESTÃO DA DÍVIDA

Francisco Luiz Cazeiro Lopreato é formado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), com Mestrado e Doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Monetária e Fiscal. Pesquisa também na área de Economia do Setor Público e Finanças Estaduais. É autor do livro O Colapso das Finanças e a Crise da Federação. Atualmente integra o corpo docente do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e é revisor do periódico Economia e Sociedade.

Clique aqui para assistir vídeo do programa Brasilianas.org, da TV Brasil, em que Francisco Lopreato debate o papel do Brasil na Economia Mundial.

Maria Lucia Fattorelli Carneiro é Graduada em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Ciências Contábeis pela Fundação Educacional Machado Sobrinho. Possui MBA em Administração Tributária pela FGV-EAESP. Foi Auditora Fiscal da Receita Federal de 1982 a 2010, e membro do CAIC (Comisión para la Auditoría Integral de Crédito Público) criada pelo Presidente Equatoriano Rafael Correa em 2007. Atualmente é Coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida (www.divida-auditoriacidada.org.br).

Clique aqui para assistir uma entrevista de Maria Lucia Fattorelli sobre a Dívida Pública Brasileira.

MESA 2 - Segunda-feira, 19 de Setembro, 18:30
TEMA: INFLAÇÃO, CÂMBIO E JUROS: ETERNOS ENTRAVES AO DESENVOLVIMENTO?

André de Melo Modenesi é Graduado em Economia pela PUC-RJ e em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, é Mestre e Doutor em Economia pela Universidade Federal Fluminense e Universidade Federal do Rio de Janeiro, respectivamente. Atualmente é professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro da Associação Keynesiana Brasileira (AKB). Têm experiência em Economia, nas áreas de Macroeconomia e Economia Monetária. É autor do livro Regimes Monetários: Teoria e a Experiência do Real.

Clique aqui para ler um texto de André Modenesi sobre porque a taxa de juros no Brasil é tão alta.

José Antônio Martins é Economista pela PUC-SP, Pós-Graduado em Sociologia Econômica pela Universidade de Montreal (Canadá), Mestre e Doutor em Economia pela Universidade de Paris I Panthéon Sorbonne, e Pós-Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo. Foi professor da Fundação Getúlio Vargas de 1977 a 1996, e atualmente integra o corpo docente do Departamento de Economia da Universidade Federal de Santa Catarina. Publicou três livros, dentre eles, A Riqueza do Capital e a Miséria das Nações. Escreve há 25 anos o boletim Crítica Semanal da Economia.

Clique aqui para ler um boletim de José Martins sobre o cenário atual da Economia Mundial.

MESA 3 - Terça-feira, 20 de Setembro, 08:30
TEMA: DESAFIOS SOCIAIS BRASILEIROS: O CAMINHO A PERCORRER

Beatriz Augusto Paiva é Doutora em Serviço Social pela PUC-SP, com Mestrado e Graduação também em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É pesquisadora-fundadora do Instituto de Estudos Latino-americanos (IELA), e professora dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina. Desde 2008 é Chefe do Departamento de Serviço Social da UFSC. Tem experiência nas áreas de ética e políticas sociais públicas com ênfase nas de seguridade social.

Clique aqui para ler texto de Beatriz Paiva sobre políticas sociais e desenvolvimento, e os desafios do Serviço Social.

Joviano Gabriel Maia Mayer é Bacharel em Direito e militante das Brigadas Populares de Belo Horizonte (MG), uma organização política autônoma que possui como objetivo estratégico a construção do Poder Popular no Brasil; pode este estabelecido a partir da participação consciente das amplas bases populares e dos setores conscientes da sociedade brasileira. Atualmente, Joviano Mayer é Secretário Político da Frente pela Reforma Urbana das Brigadas Populares, e representa a organização na Frente de Resistência Urbana, que reúne organizações e movimentos de todo o país.

Clique aqui para ler texto de Joviano Mayer sobre o transporte público acessível e o direito à cidade.

Pedro Antônio Vieira é Economista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; possui Mestrado e Doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), respectivamente, além de Pós-Doutorado pela Universidade de Maryland. Atualmente é professor do Departamento de Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina, e membro dos programas de Pós-Graduação em Economia e Relações Internacionais da mesma universidade, além de Coordenador do Grupo de Pesquisa em Economia Política dos Sistemas-Mundo.

Clique aqui para ler texto de Pedro Vieira sobre a cadeia mercantil do açúcar.

MESA 4 - Terça-feira, 20 de Setembro, 18:30
TEMA: AFINAL, O BRASIL ESTÁ DE DESINDUSTRIALIZANDO?

Nildo Domingos Ouriques é Economista pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutor em Economia pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Foi presidente do Instituto de Estudos Latino-americanos (IELA) de 2006 a 2009. Atualmente é professor do Departamento de Economia da Universidade Federal de Santa Catarina, e professor do Programa de Doutorado em Teoria do Desenvolvimento da Benemérita Universidade Autônoma de Puebla (México).

Clique aqui para ler texto de Nildo Ouriques sobre o lugar do Brasil no mundo.

Wilson Cano é Economista formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1962) e Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (1972). Tem experiência em Economia, com ênfase em Desenvolvimento Econômico, Economia Brasileira, Economia Latino-americana e Economia Regional. Atualmente é professor titular da Unicamp e membro vitalício da Fundação Economia de Campinas. Possui vários livros publicados, dentre eles Raízes da Concentração Industrial em São Paulo, e Desequilíbrios Regionais e Concentração Industrial no Brasil 1930-1970.

Clique aqui para ler um texto de Wilson Cano sobre a Desindustrialização Brasileira.

MESA 5 - Quarta-feira, 21 de Setembro, 08:30
TEMA: O PROBLEMA DA INFRA-ESTRUTURA BRASILEIRA

Carlos Alvares da Silva Campos Neto é Graduado em Economia pela Universidade de Brasília, Mestre em Planejamento Energético pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia (Coppe/UFRJ) e Especialista em Análise de Projetos - Engenharia Econômica pelo CENDEC/Ipea e em Gestão Financeira e Orçamentária pela Escola Nacional de Administração Pública. É Técnico de Planejamento e Pesquisa na Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação, Regulação e Infra-estrutura (Diset) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) desde 1986, onde atualmente atua como Coordenador de Infra-estrutura Econômica.

Clique aqui para assistir uma entrevista de Carlos Campos ao Jornal Nacional, em matéria sobre as obras de infra-estrutura para a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014.

Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho é Engenheiro de Transportes, e Técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), atuando na Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur). Tem experiência nas áreas de infra-estrutura de transportes e mobilidade urbana.

Clique aqui para ler um texto de Carlos Henrique de Carvalho que trata do transporte sobre trilhos.

MESA 6 - Quarta-feira, 21 de Setembro, 18:30
TEMA: OS PAPÉIS DO ECONOMISTA E DA UNIVERSIDADE DIANTE DOS ENTRAVES AO DESENVOLVIMENTO

Angela Ganem é Economista pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutora em Economia pela Universidade de Paris X. Foi professora da Universidade Federal Fluminense de 1976 a 2003, e atualmente é professora visitante da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência em Economia com ênfase em História do Pensamento Econômico e Filosofia Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias de mercado, filosofia e metodologias econômicas, teorias liberais e pensamento econômico-filosófico de grandes autores da história do pensamento econômico.

Clique aqui para ler texto de Angela Ganem sobre a leitura hayekiana da História.

Mário Cesar Brinhosa é Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2002), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), e Graduado em Farmácia (1979) e História (1986) também pela UFSC. Atualmente é professor da Universidade do Contestado - Campus Caçador. Tem experiência na área de Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, política pública, história, projeto tecnoburocrático e política econômica.

Clique aqui para ler texto de Mário Brinhosa sobre a interdisciplinaridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário